quinta-feira, 25 de abril de 2013

Atividade 1 - para ser realizada com alunos com necessidades especiais.


ATIVIDADE Nº 1 – VIRAR PELO AVESSO

PARTICIPANTES: 2 grupos de mais ou menos de 15 pessoas.

OBJETIVOS:
Ø  Despertar o grupo para a importância da organização;
Ø  Desenvolver o raciocínio lógico;
Ø  Resolver situação-problema;
Ø  Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

TEMPO ESTIMADO: indefinido

MATERIAL: não é necessário.

DESENVOLVIMENTO:
1º passo: formas 2 círculos com aproximadamente 15 pessoas cada um, todos de mãos dadas virados para o centro do círculo.
2º passo: a professora propõe aos grupos um desafio: o grupo deverá conseguir virar para fora do círculo sem que nenhum membro solte as mãos.
3º passo: o grupo deverá buscar alternativas até conseguir o objetivo.
4º passo: depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando à posição inicial.
5º passo: analisar a dinâmica:
O que viram? Como se sentiram? Foi fácil encontrar a saída? Por que? Alguém desistiu? O que isso tem a ver com a situação de sala de aula?

Atividade 2 - para ser realizada com alunos com necessidades especiais.


ATIVIDADE Nº 2 – TERREMOTO

PARTICIPANTES: devem ser múltiplos de 3 e sobrar um.

OBJETIVOS:
Ø  Compreender e executar comandos;
Ø  Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
Ø  Compreender a importância da solidariedade;
Ø  Desenvolver a orientação espacial.

TEMPO ESTIMADO: 40 minutos.

MATERIAL: espaço livre para que as crianças possam se movimentar.

DESCRIÇÂO: dividir em grupos de 3 alunos, lembre-se que deverá sobrar 1. Cada grupo terá 2 paredes e deverão ficar de frente uma para outra de mãos dadas formando um “túnel”, o morador deverá ficar entre as 2 paredes. A pessoa que sobrar deverá falar uma das 3 opções abaixo:
Morador: todos os moradores trocam de paredes, devem sair de uma casa e ir para outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa deve entrar em alguma casa, fazendo sobrar outra pessoa.
Parede: dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados.
Obs.: as paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio deve tomar o lugar de alguém.
Terremoto: todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa.
Obs.: nunca 2 moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador.
Analisar a atividade: como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar lugar ao que estava no meio? Nos sentimos parte de um grupo na escola?

Obs.: quanto menos o espaço, melhor fica a atividade, já que isso propicia várias trombadas.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Notícia da Rede - Prefeitura Municipal de Guarulhos


Jogos Escolares Municipais 2013

Alunos escolherão mascote do JEM
Para estimular a criatividade dos alunos e dar oportunidade de se expressarem artisticamente, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas [DOEP], promove entre os dias 22 de abril e 7 de junho o concurso “Mascote dos Jogos Escolares Municipais”.
A iniciativa, que conta com a participação dos alunos do 1º ao 5º ano das Escolas da Prefeitura de Guarulhos, tem como objetivo a democratização do espaço do JEM. Além de considerar a participação do coletivo para a escolha do desenho de mascote que vai representar os jogos de forma divertida, o grupo deve observar a mensagem que o desenho transmite, e encaminhar a proposta ao DOEP até o dia 17 de maio.
As inscrições para a 3ª edição do JEM terminaram na última sexta-feira [12]: são 75 escolas, com 5276 crianças inscritas em 556 equipes divididas nas seguintes modalidades: Damas [60]; Xadrez [56]; Corda em equipe [67]; Resgate [61]; Futsal [63]; Atletismo Masculino [56] e Feminino [56]; Queimada [72] e Pique-bandeira [65].
Com modalidades cooperativas entre os gêneros que primam pela participação de meninos e meninas, a proposta dos Jogos Escolares Municipais está pautada no eixo Corpo e Movimento do Quadro de Saberes Necessários. Espaço de vivência da cultura corporal, os JEM têm como objetivo promover a integração entre os alunos, desenvolvendo os princípios de humanização, integração, participação, entre outros.

domingo, 14 de abril de 2013

Meu nome é Regiane. Moro em Guarulhos/SP. Tenho dois filhos lindos e sou professora na rede municipal. Trabalho na EPG Graciliano Ramos desde 2010 e adoro a escola e a comunidade, pois também faço parte dela. Fiz magistério e me formei em 1993, fiquei 10 anos sem estudar, só trabalhando em um jornal da cidade onde morava Passos/MG. Em 1995 meu primeiro filho nasceu. Em 2003 voltei a estudar, fiz Normal Superior e me formei em 2005, quando já comecei minha pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, aí não parei mais, fiz diversos cursos. Mas ainda assim não consegui um serviço, foi quando comecei a prestar concursos diversos. E em 2007 fui chamada para trabalhar na Prefeitura de Guarulhos. Deixei tudo para trás e vim com meu filho e marido. Em 2008 meu segundo filho nasceu. Fiz minha segunda pós-graduação em AEE - Atendimento Educacional Especializado. E continuo fazendo vários cursos, principalmente na área da Educação Especial.