quinta-feira, 25 de abril de 2013

Atividade 2 - para ser realizada com alunos com necessidades especiais.


ATIVIDADE Nº 2 – TERREMOTO

PARTICIPANTES: devem ser múltiplos de 3 e sobrar um.

OBJETIVOS:
Ø  Compreender e executar comandos;
Ø  Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
Ø  Compreender a importância da solidariedade;
Ø  Desenvolver a orientação espacial.

TEMPO ESTIMADO: 40 minutos.

MATERIAL: espaço livre para que as crianças possam se movimentar.

DESCRIÇÂO: dividir em grupos de 3 alunos, lembre-se que deverá sobrar 1. Cada grupo terá 2 paredes e deverão ficar de frente uma para outra de mãos dadas formando um “túnel”, o morador deverá ficar entre as 2 paredes. A pessoa que sobrar deverá falar uma das 3 opções abaixo:
Morador: todos os moradores trocam de paredes, devem sair de uma casa e ir para outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa deve entrar em alguma casa, fazendo sobrar outra pessoa.
Parede: dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados.
Obs.: as paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio deve tomar o lugar de alguém.
Terremoto: todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa.
Obs.: nunca 2 moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador.
Analisar a atividade: como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar lugar ao que estava no meio? Nos sentimos parte de um grupo na escola?

Obs.: quanto menos o espaço, melhor fica a atividade, já que isso propicia várias trombadas.

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