ATIVIDADE
Nº 2 – TERREMOTO
PARTICIPANTES:
devem
ser múltiplos de 3 e sobrar um.
OBJETIVOS:
Ø Compreender
e executar comandos;
Ø Desenvolver
a habilidade de trabalhar em grupo;
Ø Compreender
a importância da solidariedade;
Ø Desenvolver
a orientação espacial.
TEMPO ESTIMADO: 40
minutos.
MATERIAL: espaço
livre para que as crianças possam se movimentar.
DESCRIÇÂO: dividir
em grupos de 3 alunos, lembre-se que deverá sobrar 1. Cada grupo terá 2 paredes
e deverão ficar de frente uma para outra de mãos dadas formando um “túnel”, o
morador deverá ficar entre as 2 paredes. A pessoa que sobrar deverá falar uma
das 3 opções abaixo:
Morador:
todos os moradores trocam de paredes, devem sair de uma casa e ir para outra. As
paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa deve entrar em alguma casa,
fazendo sobrar outra pessoa.
Parede: dessa
vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados.
Obs.: as paredes devem
trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio deve tomar o lugar de
alguém.
Terremoto:
todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa.
Obs.: nunca 2 moradores
poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem
morador.
Analisar a atividade:
como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar
lugar ao que estava no meio? Nos sentimos parte de um grupo na escola?
Obs.:
quanto menos o espaço, melhor fica a atividade, já que isso propicia várias
trombadas.
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